Mais

    Victoria Saavedra – UMA SÓ latinoAMERICA

    Fotos por Caca Pereira

    Edição e Abertura por Ana Beatriz Resende

    Nesse ensaio exclusivo para a MUSI, a cantora e compositora  colombiana Victoria Saavedra conta um pouco sobre a ponte Brasil-Colômbia e também sobre as conexões latinoamericanas na música. 

    “Desde pequena eu berrava as músicas da Mercedes Sosa, do Caetano Veloso… Berrava assim, né, sem fazer muita ideia do que os textos diziam, mas realmente as melodias me chegavam muito. Acho que o interesse pela música latinoamericana foi crescendo a partir daí. O Brasil tinha uma coisa diferente pelo fato da língua ser diferente e de eu ver no mapa que era um país um tanto gigante”.

    “Para mim a conexão Brasil-Colômbia nesse momento é bastante forte, é basicamente o que rege a minha vida. Acho que tem muitas, muitas coisas que se encontram culturalmente, musicalmente nessa conexão. Sinto que não é só uma percepção minha, outros brasileiros que já tenham ido comigo pra Bogotá e Colômbia no geral também falam coisa semelhante. 

    Nos parecemos muito no jeito de nos comportar, o gosto pela festa, pela confraternização e eu acredito que isso seja porque a população na Colômbia tem uma boa parte que é negra e de índios, o que traz uma mistura na população. Então ambos os países (Colômbia e Brasil) trazem muito da cultura africana e dos índios,  essa mistura, acho que nos deixa num ponto de encontro, assim, similar, né?”

    “Acredito que os instrumentos que tenho mostram bem essa interlocução entre os dois lugares. Tem tanto coisa daqui – do Brasil – como de lá (Colômbia). Tem pandeiro, xequerê,  atabaque, maracas, guacharaca… Você vê os instrumentos e diz ‘Ah! Opa! Menina tá apaixonada, tem um coração em um cantinho e outro no outro, com certeza’”.

     “A música brasileira é um presente, existe muita diversidade. Tem o que você quiser, sabe? Então a minha impressão sobre a música daqui é que só tem feito eu me apaixonar ainda mais pelo que faço”. – Victoria Saavedra